Trabalho remoto: desafios, vantagens e oportunidades

O trabalho remoto cresce exponencialmente, na mesma proporção em que exige ferramentas tecnológicas para a troca de informações à distância.

Segundo a revista Forbes, especialistas em negócios, em 2030 aumentará em 30%, com a geração Z entrando no campo de trabalho.

Em outras palavras, durante o período mencionado, os jovens nascidos desde 1995, na era digital, entram no campo do trabalho.

Por outro lado, a nova normalidade, como conseqüência do distanciamento social da Covid19, acelerou a implementação comercial do trabalho remoto.

Agora, o principal desafio para as organizações é ter plataformas de gerenciamento de informações com fortes protocolos de proteção de dados.

Sem dúvida, a dinâmica mudou. Os funcionários trabalham em casa, a partir de seus próprios equipamentos eletrônicos, sem supervisão ou acompanhamento pessoal.

Essa realidade leva ao fornecimento de ferramentas de gerenciamento com códigos de acesso personalizados e plataformas de serviço para uso coletivo.

Claramente, o trabalhador para cumprir a crescente responsabilidade precisa armazenar, transportar e gerenciar informações de um ambiente seguro.

Caso contrário, as empresas são suscetíveis a riscos cibernéticos, como vazamento de dados, hackers ou sabotagem interna.

Vantagens do trabalho remoto

Assim como o ambiente de trabalho remoto exige maiores esforços, na proteção de dados, ele traz vantagens significativas.

O trabalho remoto, alcança o funcionamento da empresa, esquecendo os inconvenientes logísticos de concentrar todo o pessoal no escritório.

Agora, o sucesso dos negócios depende do uso de ferramentas tecnológicas e sistemas de segurança, evitando o vazamento de dados.

Portanto, é ideal cumprir as políticas de segurança da ISO 27001, uma norma que permite a garantia e a confidencialidade das informações.

Acima de tudo, o trabalho remoto reduz o investimento em materiais e equipamentos de escritório, o mais importante é uma sólida arquitetura tecnológica.

Além disso, em ambientes tecnológicos seguros, facilita o gerenciamento de trabalhadores, consolida sistemas para controle e sessões de usuários.

Desvantagens do trabalho remoto

Ao operar sob um esquema de trabalho remoto, é essencial garantir a implementação de ferramentas tecnológicas online.

De fato, envolve um maior investimento em equipamentos e sistemas tecnológicos avançados, para aumentar ou manter a capacidade de resposta.

Um ponto que não pode ser adiado refere-se a políticas de segurança; requer trabalho remoto, definindo termos e condições de segurança do computador.

Além disso, o risco aumenta as informações são de domínio público, com o uso de plataformas de serviço: e-mails, grupos online e planejadores de projetos.

Além disso, devido à estrutura de algumas posições, limita o desenvolvimento de algumas tarefas essenciais para a organização, que devem ser reajustadas.

Algumas oportunidades

Em primeiro lugar, é uma oportunidade de ouro para incorporar sistemas de trabalho, o que permite que toda a gerência seja centralizada em um só lugar.

Segundo, chegou o grande momento para a empresa incorporar ferramentas de videoconferência, mensagens instantâneas ou planejador de tarefas.

Em outras palavras, com esse ambiente de trabalho on-line colaborativo, as tarefas administrativas executadas pelas equipes virtuais são simplificadas.

Adicionalmente, a melhoria contínua é a alternativa organizacional. A dinâmica agora fornece acesso 24/7 por meio de plataforma cruzada e vários dispositivos.

O mundo está em constante mudança tecnológica; portanto, nossa equipe de Smart Quality faz as adaptações correspondentes nas plataformas de negócios.

Confira nossas propostas para a consolidação de ambientes de negócios de trabalho remoto seguros, confiáveis ​​e simples.

A empresa que você representa está pronta para o trabalho remoto? Entre em contato conosco, responderemos à pergunta e forneceremos soluções para seus problemas tecnológicos.